sábado, 10 de julho de 2010

LA TRIP: um pequeno apanhado de ideias

Eis que a turma toda vai finalmente encarar as estradas hermanas. LA TRIP é uma viagem de 10 dias por Uruguai e Argentina em busca das raízes castelhanas que os integrantes do passeio acham que têm.
.
A ideia de uma tour pela América do Sul nasceu nos idos 2007, na saída de uma noitada alcoólica do Tio Remi, em Igrejinha. Eu, Paleta (o Costela de minhas crônicas) e Rômulo começamos a conjecturar sobre como faríamos para juntar grana e encarar as estradas do paralelo 30. Usamos como exemplo uma trip de amigos do Rômulo, para o Peru, e o pouco gasto que tiveram com gasolina e estadia. A ideia começou a fermentar violentamente na cabeça quase balzaquiana do pessoal. E seria, assim, o rito de passagem necessário, embora tardio, para a 3ª década de vida. Algo parecido com o que Che Guevara e seu amigo fizeram pela América Latina (sempre ela...) de moto, mas com o mesmo mote.
.
O verão de 2009, na Praia da Pinheira-SC, serviu para fomentar nosso grupo. Batizada inicialmente de Bloco Também Tô na Pedra (ironia com grupos carnavalescos e com a droga estúpida da moda, o crack), a turma lamentou em primeira instância a falta de um carro como uma Kombi para arrastar as gentes pela praia e, futuramente, pelas calles porteñas. Dei início, então, à primeira fase da coisa: comprei uma Kombi.
.
Chegando ao meio do ano, tínhamos em mente que as férias de inverno serviriam de motivo pleno para que deixássemos alguns dias de emprego, ou todo ele, para trás e montássemos o cronograma exigido para esse tipo de deslocamento. Logo pensei em captar patrocínios para ajudar nos pedágios e gasolina, coisa que nos aliviaria a conta final. "O Mará tem uma puta alma gincaneira", dizia Paleta.
.
Só que a Kombi carecia de uma série de ajustes mecânicos e de uma lanternagem convincente. Até daria para fazer, caso eu tivesse tempo de sobra. Não tive: estava no início de um trabalho de conclusão que consumiu, junto com um estágio, meus neurônios para sempre. Mesmo assim, os membros do Bloco, eu, Paleta, Rômulo, Kako, Tomaz, Robson e Fabinho seguíamos em busca de informações sobre câmbio, estadia, lugares para visitar, etc.
.
Saí com uma proposta de patrocínio debaixo do braço e tentei dois lugares, sem ter encontrado os responsáveis. Voltei para casa, sentei a bunda no sofá, liguei a TV e o Globo Notícias me avisa que a gripe do porco estava instaurada na Argentina, alastrando pro Uruguai e em breve tava todo mundo morto! Cem mil casos na terra do Gardel! Pensei logo: "Ninguém vai patrocinar um lance para levar 7 bagaceiros para um lugar infestado de gripe e trazer essa merda para cá!".
.
Viagem cancelada. Fui xingado, ameaçado de excomungo até. Mas pude terminar (não muito) a chapeação da Kombi e o trabalho.
.
Sabíamos que no verão ficaria complicado para nós, devido a Paleta estar conseguindo emprego, Kako também, Robson ter casado, Tomaz viajado... essas coisas. Fomos, então, testar a Kombi em nova viagem para Santa Catarina.
.
(continua no próximo texto)

Um comentário:

  1. muito interessante, e comenta no meu também, estou seguindo e faz o msemo, sou @liaportofetter no twitter, e no blogger, www.liazinhaporto.blogspot.com, bjs.

    ResponderExcluir